Projeto da Secretaria de Saúde de Alto Araguaia é classificado para exposição em evento nacional

Por Ana Clara de Souza (Estagiária) | Asseco

De 111 projetos encaminhados por 141 municípios de Mato Grosso durante o XXII Encontro de Secretarias Municipais de Saúde do Estado, em Cuiabá, o município de Alto Araguaia (MT) foi classificado para etapa nacional. Ao todo, 17 foram escolhidos para representar o Estado em Brasília. O projeto apresentado pelo município no “Consens Mostra de Banners” foi o Geração Saúde, desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

É a primeira vez que a cidade participa do evento. O encontro serve de espaço para os municípios exporem ações de destaque das secretarias de saúde. Como tema ‘SUS: Transcender os limites para garantia do direito à saúde’, o município reforçou essa garantia do direito à saúde dada aos participantes, por meio, da parceria entre a Prefeitura e a Justiça do Trabalho, na qual possibilitou a entrega de 100 pares de tênis aos integrantes do projeto.

O coordenador do projeto, o fisioterapeuta Maciel Aurélio Peruchi, conta que foi gratificante ser escolhido entre centenas à nível estadual. “Um reconhecimento de um trabalho que fazemos com muito amor e dedicação. Não é apenas o benefício de ser classificado e levar o nome do município. O benefício maior é ver que o nosso projeto traz resultados para população”, afirma.

Também participaram do evento a secretária Municipal de Saúde, Manoela Nunes de Souza e o coordenador da Saúde Bucal, Carlos Alberto Júnior.

O PROJETO – Iniciado em fevereiro de 2017, o Projeto Geração Saúde, reúne grupos de diabéticos, hipertensos e de gestantes atendidos nas cinco unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Ainda é realizado um Encontrão da Saúde uma vez por mês afim de reunir os integrantes dos grupos atendidos em um só ambiente. Eles promovem intercâmbio, descentralizam as atividades, estimulam a mudança de hábitos, levam descontração e interação entre os membros. A iniciativa tem mudado a rotina dos beneficiários por conta da inclusão de hábitos saudáveis e de exercícios físicos no dia a dia.

As atividades ocorrem em cada unidade de saúde. Às segundas-feiras na Unidade Básica de Saúde Vanessa Welter, no Bairro Nossa Senhora Aparecida. Na terça-feira no PSF Gair de Barros, no Bairro Gabiroba. Às quartas-feiras no PSF Ondino Rodrigues de Lima, no Bairro Aeroporto, e às quintas-feiras no PSF Manoel Marques de Souza, no Bairro da Cohab. Para participar das atividades com acompanhamento profissional, o interessado deve procurar a unidade de saúde mais próxima.